sexta-feira, 2 de outubro de 2009

  • Esmeralda : cigana muito bela, é cortejada por capitão Febo de Châteaupers, capitão da guarda, por Quasimodo, o disforme sineiro de Notre Dame, e pelo arquidiácono Claude Frollo.
  • Quasimodo : abandonado pelos pais à porta da Catedral de Notre Dame, quando tinha quatro anos e devido a sua deformidade, é criado por Frollo. Corcunda, surdo e coxo, ele se apaixona pela bela Esmeralda, que é na verdade apaixonada pelo jovem Phoebus de Châteaupers. É um personagem complexo, aparecendo no início do livro como um monstro sem coração, totalmente dominado por Frollo.
  • Claude Frollo : arquidiácono, dividido entre o amor a Deus e o desejo que sente por Esmeralda. Para fugir à tentação, quer eliminar a jovem. Criou Quasimodo e o fez sineiro de Notre Dame.
  • Phœbus de Châteaupers : capitão da guarda, é atraído por Esmeralda mas, infelizmente para ele, já está comprometido com a jovem Fleur-de-Lys, que sente muitos ciúmes da rival.
  • Pierre Gringoire : poeta pobre, é salvo do enforcamento por Esmeralda que aceita casar-se com ele.
  • Fleur-de-Lys : noiva de Phoebus, ela tem muitos ciúmes de Esmeralda. Só perdoa Phoebus após a morte da rival.

Análise

  • Frollo é atormentado pelo conflito entre o amor a Deus e o que sente por Esmeralda.
  • A moça ingênua descobre a maldade dos parisienses contra os ciganos.
  • A história contada no livro não está unicamente baseada no amor que sente Quasimodo por Esmeralda. No romance, toda a vida social do século XV é exposta: mendigos criando todo um estado monárquico e autônomo nas ruas perigosas (e reunindo-se no "Pátio dos Milagres"), burguêses assistindo aos espetáculos bárbaros e injustos de torturas na Praça de Grève, soldados cometendo crimes impunemente, arquidiáconos traindo sua religião e apaixonando-se, ciganos ganhando a vida nas ruas e o próprio rei da época Luís XI. Todos esses papéis aparecem na obra, tanto histórica quanto dramática. Existem capítulos inteiros que, ao invés de abordarem a vida de esmeralda ou Quasimodo, falam da Catedral ou do rei Luís XI.

Considerações Finais

Em adaptações atuais, inclusive nas cinematográficas, a história recebeu o nome de O Corcunda de Notre Dame. Além da versão animada dos estúdios Disney, vários atores, incluíndo Anthony Quinn, Lon Chaney, Charles Laughton, e Anthony Hopkins desempenharam no cinema o papel de Quasímodo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário